Vamos falar de dinheiro

 

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

No geral, conversamos sobre os assuntos que nos agradam, futebol, moda, música, entretenimento, mas quando o tema é dinheiro, evitamos o assunto, como se fosse um tema só de especialistas ou gerentes de banco.

Isso vem da educação, crescemos ouvindo que não é conversa para se discutir à mesa. Muitos jovens nunca tiveram na escola aulas sobre dinheiro, de como investir, qual o impacto dos juros compostos sobre os cartões de crédito, sem o conhecimento de como o dinheiro funciona e despreparados para enfrentar um mundo que dá mais ênfase à despesa do que a poupança.

Temos a impressão que nossas decisões financeiras são racionais, porém, a maior parte de nossas decisões como: guardar ou gastar, advém das emoções e por isso nossa vida vira um caos nesse assunto.

Grande parte dos brasileiros não sabe lidar com o dinheiro. O resultado é que dados do IBGE mostram que cerca de 85% das famílias estão endividadas. Se endividam com supérfluos, compras desnecessárias e por impulso.

“NÃO IMPORTA QUANTO SE GANHA, MAS SIM COMO SE GASTA”            

 A educação financeira é uma das chaves para resolver essas questões. Apesar de ainda não existir uma cultura sobre o cuidado com o dinheiro, novas iniciativas estão surgindo para mudar esse cenário.

O Projeto de conscientização financeira trará dicas simples de como melhorar suas finanças sem grandes sacrifícios, despertando o interesse e reflexão sobre o papel do dinheiro em suas vidas.

 

Autor: Thiago F. Micheletti

Grupo KRS Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *