IRPF 2019: este ano todos os dependentes terão que ter CPF, fique atento!

declaração de imposto de renda é obrigatória e tem como principal objetivo a arrecadação de valores para investimento em setores como educação, infraestrutura e para o pagamentos dos benefícios sociais.

Entre as mudanças do Imposto de Renda Pessoa Física para 2019, uma exige atenção, pois exige tempo: todos os dependentes terão que ter CPF.

Por isso, o planejamento tributário é um mecanismo que reduzr gastos com impostos, trazendo benefícios para suas finanças. O ideal é aproveitar o fim do ano para organizar documentos e recibos necessários para fazer sua declaração.

O cronograma de entrega de 2019 ainda não foi definido, mas é certo que em meados de março do ano que vem a Receita Federal já comece a receber as informações dos contribuintes.

Quando esta época se aproxima é comum surgirem dúvidas relativas ao tipo de dado que deve ser apresentado na Declaração e de que forma é possível se preparar para não correr o risco de cair na malha fina.

Por essa razão, é essencial ter atenção as informações e prazos disponibilizados pela Receita Federal. Pensando nisso, destacamos algumas dicas para você se organizar desde já.

Documentos

A partir de 2019, todos os dependentes deverão ter CPF. Ou seja, caso seus filhos ainda não possuam o documento, este é o momento para providenciá-lo e não deixar para última hora.

Saúde

Providencie os recibos e notas fiscais de planos de saúde, consultas e internações do titular e dependentes.

Educação

Cursos técnicos profissionalizantes, escola regular, faculdade, especializações, mestrado e doutorado podem ser abatidos dentro do limite estabelecido pela legislação, por isso é importante solicitar os comprovantes em tempo hábil.

Compra ou venda de bens e direitos

Imóveis, veículos e outros bens também precisam ser declarados, por isso será preciso ter em mãos o nome completo do adquirente ou vendedor, endereço e CPF ou CNPJ, além do comprovante de aquisição ou venda.

Outros comprovantes

Recibos de doações feitas ou recebidas, comprovantes de aluguéis, carnês de contribuições feitos ao INSS de empregados domésticos, comprovantes referentes à compra e venda de ações, empréstimos e financiamentos, pensão alimentícia ou herança recebida também devem estar organizados para fazer a Declaração.

Certificado digital

É possível acessar a última Declaração do Imposto de Renda através de um certificado digital (e-CPF) atualizado. O documento funciona como uma ferramenta de comunicação entre pessoa física e Receita Federal. Caso precise renová-lo, a Seteco oferece este serviço.

A base do Imposto de Renda é formada pelos Informes de Rendimento. É por ele que o seu contador começará a fazer a Declaração.

 

Grupo KRS Autor