PIS/Pasep pode ser consultado através do aplicativo “Caixa Trabalhador”

O Ministério do Trabalho divulgou dia 16/07 o calendário de pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ano base 2017.

O aplicativo Caixa Trabalhador, compatível com Android e iPhone (iOS), permite consultar a disponibilidade de saque do PIS/Pasep por meio do celular.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).  De acordo com a Caixa Econômica Federal, para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possui Cartão do Cidadão e senha cadastrada deve se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Já no caso do pagamento do Pasep, liberado pelo Banco do Brasil (BB), o trabalhador deve verificar se já houve depósito em conta, respeitando o calendário de pagamentos. Caso não tenha sido realizado, deve procurar uma agência do BB com documento de identificação.

Veja como conferir seu abono no app oficial da Caixa Econômica Federal.

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.

Passo 2. O app mostra, na tela inicial, se existe cota do PIS disponível para você. Para saber o valor, é preciso informar a senha de cadastro. Use os atalhos na tela para recuperar uma senha esquecida ou efetuar um novo registro na Previdência Social.

Passo 3. De posse dos valores disponíveis, é importante acompanhar as datas de liberação do benefício. Toque na aba “Calendários” para saber quais são os períodos de saques já divulgados. Os primeiros a receberem as cotas do PIS/Pasep são os contribuintes com idade a partir de 57 anos.

 

Fontes: www.techtudo.com.br  – www.destakjornal.com.br –  www.osaogoncalo.com.br

 

 

Grupo KRS Autor